101_1856-Pfad_cold_edited.jpg

• Dor Crônica ;

PST

TERAPIA DE SINAL PULSADO

A Terapia de Sinal Pulsado é um avanço tecnológico inovador que utiliza um dispositivo médico não invasivo de alta tecnologia para tratar artrite, acidentes, trabalho, esportes e lesões por esforço repetitivo.

O aparelho PST cria um campo eletromagnético de baixa potência através do qual um sinal pulsado é direcionado para a área afetada, estimulando o processo de cura.

A cartilagem e os tecidos conjuntivos ajudam a apoiar e proteger as articulações do corpo. Ao longo da vida, à medida que realizamos atividades físicas rotineiras ou extenuantes, colocamos um enorme estresse nessas estruturas.

Os pesquisadores descobriram que quando esses tecidos são estressados, é criado um sinal elétrico de baixa potência.
Eles acreditam que este sinal natural diz ao corpo para reparar, nutrir e substituir o tecido danificado.

Doença, envelhecimento ou lesão podem perturbar esses sinais. Quando isso acontece, o corpo não consegue reparar o tecido afetado, resultando em dor, inflamação e perda de função.

A Terapia de Sinal Pulsado, ou PST, imita esses sinais naturais, ativando o processo normal de cicatrização e estimulando o crescimento e a reparação do tecido.

O que torna esta terapia única é que ela combina cuidados médicos tradicionais e não tradicionais. Embora a terapia aproveite a capacidade do próprio corpo de se curar (uma abordagem não tradicional), a tecnologia passou por ensaios clínicos cientificamente rigorosos, com sucessos e benefícios para os pacientes relatados em inúmeras revistas médicas de prestígio.

Principais indicações:

Doenças Degenerativas Articulares.

• Osteoartrose do Joelho;
• Osteoartrose da Coluna;
• Osteoartrose do Quadril;
• Osteoartrose Femuropatelar;
• Condromalacia;
• Osteoartrose de outras Articulações.

Adjuvantes nas doenças Reumáticas.

• Artrite Reumatoide;
• Outras Artrites Inflamatórias não infecciosas.

• Osteoartrose de outras Articulações.

Nas as Síndromes Dolorosas Agudas da Coluna Vertebral.

• Cervicalgias;
• Dorsalgias;
• Lombalgias;
• Discopatias;
• Ciatalgias.

Nas Lesões e Traumas do Esporte.

• Lesões Parciais nos Ligamentos;
• Lesões Parciais nos Meniscos;
• Fratura de Stress;
• Pseudoartrose;
• Pós-operatórios Ortopédicos.

Contra-indicações:

IMPORTANTE :

Pacientes com próteses, parafusos ou material de osteossíntese podem efetuar o tratamento sem nenhuma restrição.

Apenas próteses em puro ferro (Fe) são desaconselháveis. No entanto, há muito tempo que tais próteses não são utilizadas.

Ligas metálicas em que se inclua ferro são compatíveis com o tratamento.

Ligas de titânio (ou outras ligas metálicas), com componentes de plástico, são normalmente usadas nos casos de articulações artificiais, sendo também compatíveis com o tratamento PST.

• Portadores de marca-passo;
• Doentes neoplásicos (tumores) – apenas se a remissão for maior que 5 anos;
• Doenças inflamatórias causadas por bactérias
u infectocontagiosas;
• Insuficiência cardíaca severa;
• Arritmias;
• Angina peitoral;
• Epilepsia;
• Gravidez;
• Crianças menores de 12 anos.

Tratamentos contraindicados durante a realização e até 6 semanas após o término do PST:

• Injeções e infiltrações intra-articulares;
• Outros tratamentos invasivos;
• Exercícios com carga pesada;
• Manipulação passiva das articulações.

Como o PST funciona?

COMO O PST FUNCIONA

O desenvolvimento da tecnologia de terapia de sinal pulsado (PST™) começou há quatro décadas, após a prova de que certos campos eletromagnéticos pulsados ​​poderiam promover a cicatrização de fraturas ósseas que não conseguiram se unir após um ano ou mais, bem como relatos anedóticos de que abordagens semelhantes poderiam aliviar a dor.  melhorar a mobilidade em pacientes que sofrem de osteoartrite e lesões articulares traumáticas.

Como os dispositivos PEMF existentes tinham características variadas, foi feito um esforço para determinar se um campo eletromagnético pulsado com parâmetros específicos que imitassem atividades reparadoras fisiológicas poderia fornecer resultados superiores. O estímulo normal para a produção de cartilagem e formação óssea resulta de sinais piezoelétricos que geram um “potencial de fluxo” na matriz extracelular quando as estruturas esqueléticas são submetidas à pressão física.

A Terapia de Sinal Pulsado (PST™) baseia-se na aplicação de um tipo muito específico de campo eletromagnético pulsado ao osso e tecidos adjacentes. O dispositivo PST™ gera um sinal de saída de campo magnético puro que emprega corrente contínua com frequências biológicas unidirecionais abaixo de 30 Hz. A “forma de onda” é quase retangular com intensidades de campo medidas geralmente abaixo de 2 mT ou 20 Gauss.

O sistema é controlado através de um campo magnético DC unidirecional pulsado com múltiplas frequências de saída implementadas através de um diodo de roda livre para otimizar as características de indutância. Várias combinações de frequência/amplitude são comutadas automaticamente e transmitidas sob controle contínuo durante o período de tratamento.
A indução do tratamento ocorre durante os primeiros 10 minutos com metade da intensidade, seguida por uma combinação de sinais pulsados ​​que administram a terapia com intensidade total durante os 50 minutos restantes.

Assim como no cérebro e nos músculos do coração, as articulações, quando em movimento, produzem um campo elétrico biológico.

Estes campos enviam sinais que estimulam as células das cartilagens (condrócitos) a produzir os materiais adequados para a sua constante renovação (colágeno do tipo apropriado, além de proteínas como proteoglicanos e glicosaminoglicanos).
Este campo, portanto, contribui para a capacidade de auto-regeneração das cartilagens, ossos e dos tecidos conjuntivos.

Pulsed  Signal TerapyT Clinica Re Ativar

A articulação atingida por artrose, inflamação das articulações (artrite) ou por trauma é afetada, ficando com a movimentação comprometida.

Conse- quentemente, o campo é perturbado e os sinais elétricos vão se atenuando com o passar do tempo, num ciclo vicioso, causando a falta de reposição dos CONDROCITOS

Pulsed  Signal TerapyT Clinica Re Ativar

Os equipamentos PST mimetizam os campos elétricos do corpo sadio, atuando na reconstrução do campo elétrico biológico.

Os pulsos PST são recebidos como se fossem produzidos pelo próprio corpo humano, estimulando o metabolismo e a atividade dos condrócitos (células das cartilagens), reativando assim o processo inato e biológico de reparo dos tecidos afetados, interrompendo o ciclo vicioso da perda de cartilagem.

COMO O PST É APLICADO

Em 9 ou 12 sessões de uma hora, realizadas diariamente.
A terapia PST consiste em 9 ou 12 aplicações, cada uma com duração de uma hora, feitas diariamente.

Em casos específicos, as aplicações podem ser feitas em duas sessões diárias, desde que com um intervalo mínimo de 5 horas;

Uma única interrupção poderá ocorrer — por até 2 dias, geralmente para o fim-de-semana —, desde que pelo menos três sessões tenham sido completadas;

Para o tratamento da Coluna Vertebral (Cervical, Toráxica e Lombar), Joelhos e Extremidades (Mão, Cotovelo, Calcanhar e Tornozelo) são indicadas 9 sessões;

Para o tratamento dos Quadris e Ombros são indicadas 12 sessões;
Nos casos onde mais de uma articulação requeira tratamento, as respectivas terapias deverão ser consecutivas, nunca alternadas ou simultâneas;

Importante: Somente ombros e quadris são tratados simultaneamente, visto serem articulações interconectadas.

O mesmo não ocorre com as articulações dos membros (braços e pernas). Assim sendo, a terapia PST não é eficaz no tratamento simultâneo dos dois joelhos, de ambos os pés, de ambas as mãos e assim por diante.

Nesses casos, deve-se iniciar o tratamento pela articulação mais problemática e completar todas as sessões. Somente dep0ois de completado o primeiro tratamento deve-se iniciar um segundo na outra articulação.

Para mais informações sobre os princípios físicos que explicam por que não tratar duas articulações simultaneamente, clique aqui.

Com conforto, simplicidade e comodidade

A terapia é realizada posicionando-se adequadamente a articulação a ser tratada na bobina geradora do campo magnético. Não há necessidade do paciente se desvestir ou de utilizar roupas especiais;

A aplicação só será perceptível pela pequena lâmpada (LED) que piscará no equipamento, demonstrando a atividade, e que a aplicação terapêutica estará em pleno progresso. Quando do término, o equipamento emitirá um ligeiro “bip” indicando o final da sessão;

Silenciosamente e sem dor

A aplicação da PST é totalmente silenciosa, e a grande maioria dos pacientes a faz sem nada sentir;
Em alguns casos, poderá haver uma sensação de calor ou “formigamento” no local da aplicação;

Em raríssimos casos, o paciente reporta algum aumento temporário na dor pré-existente, ocorrência que não alterará o resultado final do tratamento;.

Sem efeitos colaterais

Os resultados, em geral, poderão ser mais bem prognosticados entre 6 a 8 semanas após a conclusão do tratamento.

Entretanto, o efeito analgésico, para a maioria dos pacientes, costuma ocorrer logo após as primeiras aplicações;
Em mais de 70% dos casos, a PST proporciona progressos sensíveis, não só na reabilitação dos movimentos das articulações como também na atenuação e desaparecimento das dores.

Mesmo nos casos em que ela eventualmente se mostrar ineficaz, não haverá nenhuma piora em relação ao estado inicial;
Os programas de verificação da permanência dos resultados feitos na Europa demonstram que os efeitos positivos do tratamento mantêm-se por um prazo de 24 a 30 meses em 77% dos casos tratados.

Os restantes 23% podem conseguir novamente recuperar os efeitos positivos mediante a realização de reforços de 3 ou 4 sessões de terapia se verificar-se um aumento da sintomatologia;

O campo magnético gerado pelo equipamento tem intensidade muito baixa, equivalente a apenas um milésimo daquela de uma Ressonância Magnética.

Graças a esse campo de padrão biológico, que imita os impulsos gerados pelo organismo sadio, não existem efeitos colaterais;

COMO O PST É APLICADO